CPMI do Golpe
  1. Sobre
  2. Notícias
  3. Vídeos
  4. Podcast
  5. Material de Apoio
  6. Denuncie
Matérias

Relatório final da CPMI do Golpe deve indiciar Bolsonaro

Após ser lido na terça, documento deve ser votado na quarta-feira. Parlamentares do PT que integram a comissão esperam ver Jair Bolsonaro entre aqueles que serão investigados

16/10/202303:17:00

Relatório final da CPMI do Golpe deve indiciar Bolsonaro
CPMI encontrou várias provas que ligam Bolsonaro à tentativa de golpe frustrada (Foto: Joedson Alves/Agência Brasil e Site do PT)

Depois de colher 20 depoimentos e analisar 957 documentos, a CPMI do Golpe chega ao fim, nesta semana, com a leitura e a votação do relatório final, previstas para a terça (17) e a quarta-feira (18), respectivamente.

A cargo da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), o relatório deve se tornar um documento histórico. Nele, os brasileiros de hoje e das próximas gerações poderão saber como a extrema direita articulou, financiou e estimulou uma tentativa de golpe de Estado que culminou com os atentados do 8 de Janeiro.

Nos cinco meses de trabalho, o grande feito da comissão parlamentar mista de inquérito foi o de mostrar que a invasão das sedes dos Três Poderes não foi um fato isolado. Ao contrário, foi resultado de um processo golpista que teve como principal articulador o ex-presidente Jair Bolsonaro, que merece, portanto, ser um dos indiciados no relatório, como defenderam os parlamentares do PT na última sessão da CPMI.

Desde que chegou à Presidência, Bolsonaro atentou contra a democracia, mostrando-se simpático a movimentos que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Ao mesmo tempo, usava a estrutura do governo para espalhar fake news contra adversários políticos e se mostrar como um perseguido da Justiça. Nos dois últimos anos de governo, promoveu uma verdadeira campanha contra o sistema eleitoral, levando milhões de brasileiros a duvidar de qualquer resultado que não fosse a vitória do ex-capitão.

Sequência de ataques

O resultado dessa estratégia criminosa de desinformação foi o que se viu logo após o resultado do segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Guiados pela máquina de mentiras bolsonarista, brasileiros se transformaram em golpistas, dispostos a criar um cenário de caos que justificasse o acionamento das Forças Armadas.

Assim, bloquearam estradas, tentaram impedir a distribuição de combustíveis, atacaram torres de energia. Em 12 de dezembro, dia da diplomação de Lula como presidente eleito, os golpistas levaram destruição e terror às ruas de Brasília. E, 12 dias depois, na véspera do Natal, três deles tentaram explodir um caminhão-tanque no aeroporto de Brasília.

O 8 de Janeiro foi apenas o último ato dessa sequência de eventos que fazem parte da mesma tentativa de golpe. Um ato que, conforme a CPMI mostrou, contou com a participação de ex-integrantes do governo Bolsonaro, como seu ministro da Justiça Anderson Torres; militares do Exército, que permitiram a existência de um acampamento golpista por dois meses diante do QG em Brasília; e da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, que simplesmente deixou de proteger a Esplanada como estava previsto.

Hacker, minutas e estudos

Além de reconstituir com clareza essa sequência de eventos, a CPMI do Golpe também descobriu que, enquanto estimulavam a turba a ir às ruas, Bolsonaro e seus cúmplices se reuniam com um hacker e produziam documentos, estudos e minutas que buscavam dar legitimidade ao golpe que planejavam.

Ao lado de outras investigações, conduzidas pelo Supremo Tribunal Federal, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, a comissão que se encerra comprovou que o Brasil resistiu a um golpe de Estado e foi capaz de identificar os vários atores que participaram desse ataque à democracia. Que seja feita, agora, justiça.

Da Redação


Compartilhar
CPMI do Golpe

® Todos os direitos reservados.

Siga nas Redes Sociais

Acessibilidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Politíca de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.